As
fraudes digitais causaram um aumento de prejuízo para 72% dos negócios online
do Brasil em 2018, segundo pesquisa realizada pela Serasa. O percentual é o
terceiro maior entre os países apurados no levantamento, atrás apenas dos
Estados Unidos (80%) e Reino Unido (76%).
O
Brasil aparece também 17 pontos acima da média global da pesquisa, de 55%, que
envolveu 21 países que constataram aumento de perdas relacionadas a crimes
virtuais no período de janeiro e dezembro do ano passado.
Ainda
de acordo com a pesquisa, as perdas ocorreram predominantemente por meio de
ataques de origem e de tomada de controle, "ambos particularmente danosos
à reputação das marcas". "Isso pode ser o resultado das fraudes se
mudando de terminais de cartões para canais móveis e online, desde a adoção dos
cartões com chip", aponta a pesquisa.
Além
das perdas, mais de dois terços dos negócios ouvidos em todos os países
pesquisados mostraram um aumento da preocupação com as fraudes.
Apesar
das preocupações, 91% dos consumidores compraram bens e serviços online no ano
passado. Em todo o mundo, 74% dos consumidores apontaram a segurança como o
serviço mais importante durante uma experiência online. No Brasil, esse
percentual sobe para 84%.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário