Microsoft Excel: ataque hacker afeta mais de 120 milhões de usuários



Quem utilizar o software criador de planilhas Microsoft Excel com frequência precisa ficar atento para qualquer vazamento de dados, pois foi descoberta uma vulnerabilidade cometida por um hacker que afetou mais de 120 milhões usuários, possibilitando até mesmo um ataque remoto.

A descoberta foi feita por pesquisadores de segurança da Mimecast Services Ltd, que é responsável pelo monitoramento das aplicações de e-mails baseadas em nuvem do Microsoft Exchange e Microsoft Office 365. Para fazer o público entender a situação que estava ocorrendo, a empresa realizou uma postagem no blog onde deixava claro que a indefensibilidade ocorria na função Power Query do Excel.

Para quem não sabe, o uso do Power Query é bem específico para quem desenvolve trabalhos ligados ao BI (Business Intelligence), onde o objetivo é fazer a filtragem de dados coletados de diferentes fontes, como relacionais, estruturados e semiestruturados, OData, Web, Hadoop, etc.

Com essa vulnerabilidade, é possível que hackers realizem o ataque remoto do Dynamic Data Exchange em uma planilha do Excel, podendo realizar o envio de malwares para capturar dados dos usuários, bem como comprometer a integridade do computador no momento em que uma planilha for aberta.

A Microsoft recomenda para as pessoas que necessitam usar a planilha diariamente sigam as dicas sugeridas por eles para evitar qualquer tipo de dano nas máquinas. Todas as precauções são primordiais para esse tipo de situação, haja vista que o DDE vem ativado por padrão no programa e a possibilidade de alguém ter pensado em desabilidade, principalmente em corporações, é mínima.

Fonte: TudoCelular

Nenhum comentário: