Quanto custaria para sua
empresa ver todos os dados e sistemas expostos, abertos para a concorrência? O
que significaria perder as informações de seus clientes e comprometer a
privacidade de assuntos-chave para o futuro de sua companhia? Se você nem
consegue imaginar o tamanho do prejuízo, tudo bem. Em um mundo cada vez mais
digital e conectado, sofrer um ataque virtual realmente pode provocar
consequências inimagináveis para qualquer organização, independentemente de seu
porte ou segmento.
Estima-se que, somente em
2018, os crimes virtuais tenham gerado perdas de aproximadamente dois trilhões
de dólares em todo o mundo, sem contar com os estragos na reputação de grandes
empresas ao redor do planeta.
Seja para apoiar a geração de
novos negócios ou como ativos que demandam proteção contínua, os dados estão
valendo muito na Era Digital. O problema é que basta um clique em um link
malicioso para colocar a perder todo o longo processo de coleta, análise e
gestão, expondo para todo o universo on-line as informações que deveriam estar
bem protegidas.
Esse risco iminente fica claro
quando lembramos que o principal tipo de ataque dos últimos anos mirou
justamente o roubo de informações de usuários e empresas. Estamos falando das
ações de phishing, que usam iscas para contaminar as máquinas onde, hoje,
armazenamos informações de todos os tipos. O objetivo dessas ações é roubar
informações sigilosas, sobretudo das empresas, não importa o seu porte. De
acordo com estudos recentes, somente no ano passado, mais de 100 milhões de
ataques foram realizados no Brasil.
Por isso, garantir que ninguém
clicará em links suspeitos é fundamental. A conscientização dos usuários é uma
etapa muito importante nesse desafio e a promoção de boas práticas precisa ser
incentivada dentro das empresas. Se os usuários não conhecem os riscos e não
estão em conformidade com as regras criadas para promover mais segurança para
as informações confidenciais, pouco avanço as empresas poderão obter.
Mas é claro que impedir que os
usuários se comportem de forma pouco segura, acessando páginas ou arquivos
contaminados, também passa pela adoção das tecnologias corretas e da gestão
competente dessas ferramentas. Um fator de risco frequentemente negligenciado é
a configuração das infraestruturas de TI.
Erros internos e
má-configuração de redes frequentemente criam riscos e podem ser o ponto fraco
para a exposição de informações dos negócios. Uma rápida pesquisa na Internet é
o suficiente, por exemplo, para encontrarmos inúmeras manchetes sobre danos
provocados por episódios de vazamento de dados, envolvendo algumas das maiores
organizações globais.
Mas se as grandes companhias
estão caminhando nessa jornada, o que dizer das pequenas e médias empresas?
Elas, sem dúvida, precisam mais do que nunca dedicar atenção a esse desafio.
Principalmente porque o número de casos tem crescido à medida em que mais empresas
precisam estar conectadas para atender os seus clientes - e nada indica que
isso vá mudar daqui em diante.
Os números deixam claro porque
as organizações precisam se preparar para esse cenário de ameaças em constante
evolução. Os líderes corporativos precisam entender que investir em segurança
digital tem influência direta no desempenho e envolve cada um dos dispositivos
e itens conectados às redes.
Para extraírem a total
performance das inovações tecnológicas e, ao mesmo tempo, evitarem os riscos do
mundo on-line, as companhias devem focar em práticas e ações internas que
busquem, entre outras coisas, estabelecer a atualização e o acompanhamento
contínuo da infraestrutura e dos serviços digitais. Outra questão,
evidentemente, é usar soluções especialmente alinhadas à rotina e à realidade
de seus negócios, com funcionalidades e recursos que garantam o desempenho e a
segurança de suas operações – ou do relacionamento da companhia com seus
clientes.
Por isso, a preocupação com a
cibersegurança não deve ser um tema restrito apenas à área de TI. Hoje, os
dados fazem parte dos negócios, como uma matéria-prima essencial para a análise
e evolução real das companhias. Proteger essas informações com o apoio de
parceiros, sistemas, tecnologias e serviços que previnam possíveis roubos de
dados ou brechas de privacidade é o caminho para o sucesso e deve ser
considerada uma ação prioritária. E você, já está garantindo a segurança das
suas informações?
Fonte: CanalTech
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