As
redes sociais são cada vez mais utilizadas para as compras — e a Black
Friday é uma das datas em que elas são bastante procuradas. Algumas
plataformas até desenvolveram recursos específicos para que o comércio
dentro delas seja mais fácil e possa ser melhor aproveitado tanto por
vendedores quanto por compradores.
É
preciso, entretanto, ficar atento à segurança nesses ambientes. Para
isso, é essencial saber identificar publicações e anúncios de fato
confiáveis. O Facebook e o Instagram têm ferramentas específicas para
consumidores que têm dúvidas sobre anúncios, perfis ou páginas que
pareçam falsos.
Entre
os recursos mais importantes estão as centrais de ajuda de ambos os
sites. Nelas, é possível ver dicas sobre como identificar atividades
impróprias comuns na internet e, o mais importante, o que fazer nessas
situações.
Nas
compras digitais, a segurança é uma das maiores preocupações. Tanto no
Facebook quanto no Instagram, páginas e perfis comerciais de grandes
companhias, organizações ou figuras públicas normalmente são verificadas
e têm um selo azul depois do nome. Sempre que vir anúncios nesses
espaços sem o selo, redobre a atenção.
Se
uma publicação direcionar a um site externo ou exigir compartilhamento
(em troca de prêmios ou promoções), vale verificar se o endereço do site
parece legítimo. Além disso, se, em uma conversa, alguém sugerir
transferir o papo para fora da plataforma (como usar um e-mail
diferente, por exemplo), desconfie.
Em
interações com pequenos e médios negócios, uma estratégia é observar a
data de criação da página ou do perfil comercial e, claro, os
comentários nas publicações. E lembre-se sempre de que ofertas de
produtos e serviços com preços muito abaixo dos valores médios
praticados no mercado podem ser uma cilada.
Quando
um anunciante exigir pagamento de uma única forma, questione. Muitos
golpes oferecem preços irreais quando o pagamento é feito por boleto
bancário — que, uma vez pago, pode ser bem difícil de rastrear.
Os
Padrões da Comunidade proíbem o uso das plataformas para facilitar ou
organizar atividades que causem danos financeiros a pessoas ou negócios.
Por isso, é importante denunciar conteúdos que violem essas políticas.
Anúncios com contexto
É
cada vez mais comum receber anúncios com base em buscas passadas, mas o
Facebook tem uma ferramenta que ajuda a melhorar essa experiência. Em
Suas preferências de anúncios, é possível verificar o que influencia as
propagandas apresentadas e configurar o que de fato interessa.
Outra opção é conferir o Por que estou vendo esse anúncio?
Essa ferramenta mostra quais informações e comportamentos da conta
correspondem às solicitações de publicidade do anunciante. Para
acessá-la:
- Clique na seta ou nos três pontinhos, no canto superior direito do anúncio.
- Se disponível, clique em “>” ao lado do motivo pelo qual está vendo um anúncio para visualizar mais informações.
- Clique em “Por que estou vendo esse anúncio?” para ver os diferentes motivos possíveis.
Conteúdos suspeitos
Conteúdos
ou anúncios duvidosos podem ser reportados ao Facebook para análise.
Isso contribui para que outros não sejam afetados por materiais
mal-intencionados. Para fazer uma denúncia:
- Publicação:
- Clique no canto superior direito do conteúdo.
- Clique em “Denunciar publicação” ou “Denunciar foto”.
- Selecione a opção que melhor descreva o problema.
- Siga as instruções.
- Perfil ou página:
- Vá até o Perfil ou a Página que quer denunciar.
- No canto inferior direito da foto da capa (ou nos três pontinhos, no Instagram) clique e selecione Denunciar.
- Siga as instruções.
Maior volume de tuítes
Uma
pesquisa interna do Twitter aponta que 55% dos usuários da plataforma
que compram na Black Friday pesquisam ofertas antes da data. Como quase
um terço deles o faz com um mês de antecedência, é provável que já
tenham começado as buscas.
O
levantamento revela, ainda, que, neste ano, já há um crescimento de 20%
no volume de tuítes sobre a Black Friday em relação ao mesmo período de
2018. Além disso, um em cada três deles considera o Twitter uma fonte
valiosa de informação para compras de produtos.
Quase
90% dos usuários da plataforma seguem contas de marcas e 39% querem ter
acesso a ofertas exclusivas. Para eles, uma das vantagens do Twitter é o
fato de permitir que marcas entrem em contato direto com os clientes.
Fonte: Olhar Digital
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