A
operadora Vivo admitiu na tarde desta terça-feira (05) que dados de
clientes vazaram na internet devido a uma brecha de segurança na
plataforma Meu Vivo, utilizada por clientes para gerenciar dados de
assinatura. O problema foi noticiado pelo portal Olhar Digital, que
tomou conhecimento de um método simples para extrair dados como nome
completo, endereço, CPF, RG, e-mail, data de nascimento e até o nome da
mãe do cliente. A Vivo diz que “neutralizou a vulnerabilidade”.
O
Olhar Digital informou que a pane no sistema de segurança da Vivo
deixaria expostos os dados de cerca de 24 milhões de consumidores. Em
nota, empresa telefônica diz que “o número de clientes possivelmente
impactados por esta ação ilícita é consideravelmente menor do que o
divulgado por alguns órgãos da imprensa especializada”. No entanto, ela
se recusou a informar o número exato de potenciais vítimas.
Ainda
de acordo com a publicação, a brecha foi descoberta há duas semanas por
pesquisadores de segurança digital. Por sua vez, a Vivo que tomou
conhecimento da falha na noite de segunda-feira (04). Desde então, o
assunto ganhou repercussão na imprensa especializada. O aplicativo do
Meu Vivo ficou inoperante durante parte do dia, provável reflexo dos
trabalhos para correção da falha.
A
empresa não disponibilizou nenhuma ferramenta para que clientes chequem
se seus dados foram liberados na internet sem consentimento.
“A
Vivo informa que, na noite de ontem, em pouco menos de três horas, a
empresa identificou e neutralizou uma vulnerabilidade no acesso ao
portal de serviços Meu Vivo, com o objetivo de garantir privacidade e a
segurança das informações de seus clientes. A empresa informa ainda que o
número de clientes possivelmente impactados por esta ação ilícita é
consideravelmente menor do que o divulgado por alguns órgãos da imprensa
especializada.
A
Vivo lamenta o ocorrido e ressalta que revisa constantemente suas
políticas e procedimentos de segurança, na busca permanente pelos mais
rígidos controles nos acessos aos dados dos seus clientes e no combate a
práticas que possam ameaçar a sua privacidade. A empresa reitera que
respeita a privacidade e a transparência na relação com os seus
clientes.”
Fonte: TechTudo
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