Jovem cria mapa que acompanha casos de coronavírus no país


O coordenador de Tecnologia da Informação (TI), José Antônio da Silva Jr, de São Carlos (SP), criou um mapa que mostra o avanço do coronavírus (Covid-19) no país. A iniciativa também possibilita a interação entre os leitores sobre a pandemia. 
A plataforma, criada em menos de dois dias, é de uma interface simples e com legendas de fácil entendimento no quadro de estatísticas, além de também ter uma tabela atualizada com informações por estado e município.  
 Foto: Reprodução.
O banco de dados da página é mantido pelo jovem. Na primeira versão do site, José Antônio sentiu uma grande dificuldade em obter informações municipais, então desenvolveu uma aba para que o internauta pudesse contribuir.  Sua namorada, Victória Xavier, também o ajuda a cuidar do abastecimento da base.
"Até hoje é um ponto muito complicado, eu consulto bases oficiais e portais de notícias mundiais e das regiões. Comecei a armazenar as informações no banco e o mapa se atualiza sozinho, e no domingo (15) finalizei minha ideia principal, que era colocar outras pessoas para contribuírem com esses dados, e tem gente que fica até de madrugada nos ajudando a atualizar", explicou.  
Além disso, os usuários também podem conversar sobre a pandemia e outras informações em uma aba própria na plataforma. "Estamos com um grupo e um canal no Telegram, que serve para receber correções e casos em tempo real e informações sobre erro no site e outros novos casos", disse Antônio.  
Mudança de rotina
Trabalhando em home office, o coordenador disse que a ideia surgiu de sua maior preocupação: quando os casos chegariam no município. Com isso, começou a acompanhar e acumular as notícias, e quando se deu conta, já possuía uma boa base de dados.  
"Minha ideia era só fazer uma tabela com todos esses dados. Hoje meu trabalho é basicamente com o mapa. A cada duas horas dou uma revisada, procuro em estados e sites que tenho mapeado e vejo se ele está condizente com a realidade", disse.  
Mesmo com todo o esforço, José Antônio diz se sentir feliz com o resultado e espera informar muitas pessoas com a plataforma. "Não esperava que fosse me dedicar tanto, quando vi já tinha dedicado mais de um dia nele", finalizou. 
Fonte: Portal A Cidade On.
everyti.com.br


Nenhum comentário: